terça-feira, 4 de maio de 2010

Atualidades: As enchentes

        Atualmente pode-se perceber que estão havendo mais ocorrências de enchentes. Quais as razões destes fatos?
      Sabe-se que o clima da Terra está mudando...A cada dia que passa mais a temperatura aumenta e ocasiona uma mudança brusca no tempo: de um lado ocorre muita chuva e do outro, seca.
       Tudo isso vem em resultado da ação do Homem na natureza. A grande emissão de dióxido de carbono e outros gases poluentes, a contínua poluição dos rios e das cidades, o desmatamento e a simples ação de jogar um papel ou um chiclete no chão são capazes de mudar a “VIDA” do mundo. Por isso, chuvas, enchentes e mortes se tornarão cada vez mais frequentes e em maior escala, trazendo grandes tragédias, caso a sociedade não reaja e mude os seus hábitos para poder amenizar a violência delas, uma vez que se continuar assim, o que vemos hoje será uma singela e amena demonstração do que poderá ocorrer amanhã.
     Justamente por causa da sujeira das cidades, da grande quantidade de lixo nela, os bueiros ficam entupidos. Com os mares e os rios já cheios devido ao derretimento das geleiras (ação da temperatura), possuem ainda um maior aumento de volume por causa da chuva. Para onde a água vai? É claro que ela acaba invadindo as ruas. Logo:

bueiros entupidos + água da chuva + água transbordada dos rios = enchentes

        Surge a questão: O que fazer para diminuir as enchentes? É possível acabar com ela?
       Para que as pessoas não sofram mais a perda de utensílios domésticos, não se sujeitem a doenças (como leptospirose, por exemplo) e não fiquem “ilhadas” em suas próprias casas, é preciso diminuir as enchentes. Não dá para acabar com ela. Afinal, sempre ocorreu enchentes, mas a diferença está na sua gravidade e intensidade.

        Como podemos fazer isso?
         Com o apoio da população e dos seus governantes e a vontade de melhorar a sua qualidade de vida, medidas simples podem fazer grandes diferenças:
  • Representantes das cidades devem propor a limpeza constante dos bueiros;
  •  A população deve evitar jogar lixo no CHÃO;
  •  Evitar construir casas e desmatar áreas próximas às margens dos rios. O desmatamento causa um efeito muito prejudicial chamado assoreamento, que é quando a terra das margens fica sem raízes que a segurem e é arrastada para o rio durante a chuvarada, fazendo com que o rio não tenha barreiras e chegue às ruas;
  • Investir em técnicas de desassoreamento dos rios (aumentar a profundidade do rio, retirando terra de seu leito)
   Essas são algumas simples medidas para diminuir as tragédias, as catástrofes, causadas pelas enchentes. É claro que ela ainda permanecerá, é um efeito inevitável, na medida em que o clima mudou e causa chuvas com mais intensidades e frequencias.


   O PORTAL DA JUVENTUDE TRARÁ MAIS CONTEÚDOS A RESPEITO DO MEIO AMBIENTE E FARÁ UMA ABORDAGEM AOS DESLIZAMENTOS.


Fique atento...

Nenhum comentário: